top of page

Água na Lua 

distribuição-gelo-lua-M3-Engenharia-360.

A Nasa selecionou a missão que fará a primeira tentativa de extrair água nas crateras frias e escuras do Pólo Sul da Lua.

A equipa de cientistas das universidades de Havaii e Brown, liderada por Shuai Li, a que se juntou Richard Elphic, do centro de pesquisa Ames da NASA, usaram dados do Moon Mineralogy Mapper (M3) para identificar três provas que, definitivamente, comprovam que há gelo de água na superfície da lua.

Pense nos constituintes da molécula de água: você pode dividi-la em hidrogênio e oxigênio. Em seguida, é possível liquefazer esses dois elementos, gerando combustível de foguete. Se você fosse capaz de reabastecer na lua, não precisaria mais levar todo o seu propulsor na decolagem, tornando sua espaçonave significativamente mais leve e barata de lançar. Considerando isso, a Lua poderia se tornar uma espécie de posto de gasolina interplanetário para viagens a Marte, por exemplo, facilitando planos ambiciosos como os de Elon Musk.

Por meio da iniciativa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), a NASA selecionou a empresa Intuitive Machines of Houston para levar à Lua, em 2022. Para a empreitada, a empresa recebeu a soma de U$ 47 milhões. De acordo com os oficiais da agência espacial, essa será a primeira missão em busca de água congelada no interior do nosso satélite natural.

Nova-C será o equipamento responsável pela mineralização.

Fonte: Engenharia 360

bottom of page