top of page

Movimento ativista "Beyond the Trees", de Tulio Dek, em Lisboa

Captura de Ecrã (2).png

O presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, esteve presente na inauguração da instalação Beyond the Trees, de Tulio Dek, no Jardim do Torel.

Através dos vários cepos espalhados pelos jardins, a instalação pretende alertar todos os visitantes não só para os perigos da desflorestação, mas também da destruição do planeta pela mão humana – bem como da necessidade de inverter esse paradigma. Para tal, vários QR Codes dão uma explicação científica sobre o tema.

A instalação está patente até 25 de Novembro no Jardim do Torel, todos os dias, das 8h00 às 20h00. 

A exposição foi instalada no dia 25 de outubro. É a primeira vez que um artista realiza um projeto dentro de um parque urbano público em Portugal. Com uma imensa área verde, instalado em três patamares no alto de uma das sete colinas de Lisboa, o Jardim do Torel é um mirante, e permite uma vista privilegiada da cidade. Ao lado do elevador mais antigo da cidade, um de seus lagos foi transformado em “praia” no verão. 

Tulio Dek fez uma intervenção nos três planos do parque, utilizando o percurso iniciado pelo alto. Ao longo da primeira área verde, o artista instalou 500 tocos de árvores decepadas, com altura entre 50 e 85cm, e diâmetros variáveis de 20 a 50 centímetros. Os troncos, oriundos de bosques queimados, foram cedidos pelo governo de Portugal. 

Continuando o percurso, que leva a um patamar abaixo na encosta, o público chegará a uma fonte, que irá jorrar uma água tingida de preto, em alusão a vazamentos de petróleo. Atrás da fonte, um grande luminoso azul anunciará a frase “I can’t stop these tears from falling” (“Não consigo impedir essas lágrimas de caírem”). 

Ali perto está instalada uma cabana de madeira, grafitada pelo artista, como um abrigo, um local de acolhimento, onde estarão sacos com sementes de nove árvores nativas de Portugal. O público poderá levar punhados dessas sementes para plantarem em outros locais. “É como uma volta, em que se pode devolver árvores ao país”, observa Dek.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tulio Dek afirma que “gostaria de levar esta instalação para parques brasileiros”. Está prevista, para depois da pandemia, uma exposição individual do artista na TNT Galeria, no Fashion Mall, no Rio de Janeiro. Em outubro deste ano, está programada uma exposição de pinturas inéditas na galeria Square Onde Contemporary Art Agency, em Lisboa. 

 

Túlio Lemos Andrade Filho, mais conhecido como Túlio Dek, é um rapper e artista plástico brasileiro, nascido em Goiás e criado no Rio de Janeiro. A a biografia do artista pode ser consultada no site do próprio.

Depois de cumprir o contrato de cinco anos com uma gravadora, o cantor foi para Florença, em Itália, para aprender a esculpir e hoje chegou a Portugal.

Jardim do Torel, Lisboa
25 de outubro a 25 de novembro de 2020
Curadoria: Rui Afonso Santos
[Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa]
Apoio: Junta da Freguesia de Santo Antônio, Lisboa e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa]
Entrada gratuita

Fonte: Sopa Cultural

Fotografias: @marceloalves007 / @andre_correia29

0ee9fd22-f5b0-4588-9a52-c8b36a63ba99.jpg
54c3daf6-5507-476c-a8e4-4761c9dc6830.jpg
bottom of page