top of page

Coca-Cola lidera ranking mundial

coca-cola-pepsico-nestle-maiores-poluido

Pela terceira vez consecutiva, Coca-Cola, Pepsico e Nestlé lideram ranking de maiores poluidoras de plástico do planeta.

O ranking vergonhoso foi elaborado pela organização internacional Break Free From Plastic.

Em 2020, quase 15 mil voluntários, em 55 países, participaram em ações de limpeza em praias, rios, parques e outras localidades públicas. Juntos, coletaram mais de 350 mil resíduos plásticos, que depois, foram analisados por auditorias que apontaram quais as marcas fabricantes dessas embalagens.

Além das três multinacionais citadas acima, o levantamento revela o nome de outras sete empresas que contribuem para o descarte global de lixo plástico:

  • Coca-Cola

  • PepsiCo

  • Nestlé

  • Unilever

  • Mondelez International

  • Mars Incorporated

  • Procter & Gamble

  • Phillip Morris International

  • Colgate-Palmolive

  • Perfetti van Melle

 

A cada ano, o número de países tem vindo a aumentar. Assim como o volume de plástico encontrado, apesar das marcas afirmarem já estar a adotar medidas. Em 2018, por exemplo, apareciam 9.216 resíduos da Coca-Cola. Em 2020, este número subiu para 13.834.

Segundo o relatório, sete das empresas que aparecem no ranking – Coca-Cola, PepsiCo, Nestlé, Unilever, Mondelez International, Mars e Colgate-Palmolive aderiram ao Compromisso Global da Nova Economia do Plástico, mas um relatório divulgado recentemente pela Fundação Ellen MacArthur afirma que as signatárias do acordo reduziram o uso do plástico virgem em apenas 0,1% entre 2018 e 2019.

Para a Break Free From Plastic, é fundamental que essas companhias não só reduzam urgentemente a quantidade de plástico descartável que usam, mas também, definam metas claras e mensuráveis para tal, assim como assumir total responsabilidade pelo custo externalizado dos seus produtos, tais como custos da colheita e tratamento de resíduos e os danos ambientais por eles causados.

“Não é surpresa ver as mesmas grandes marcas no pódio como as maiores poluidoras de plástico do mundo por três anos consecutivos. Essas empresas afirmam que estão lidando com a crise do plástico, mas continuam a investir em soluções falsas, ao mesmo tempo que se unem a empresas de petróleo para produzir ainda mais plástico. Para combater as mudanças climáticas, multinacionais como Coca-Cola, PepsiCo e Nestlé devem acabar com seu vício em embalagens plásticas descartáveis e se afastar dos combustíveis fósseis ”, destaca Abigail Aguilar, coordenadora regional da Campanha de Plásticos do Greenpeace no Sudeste Asiático.

 

Os itens mais encontrados foram sacos descartáveis, cigarros e garrafas plásticas.

Se nada for feito agora para mudar a maneira como esse volume gigantesco é descartado no meio ambiente, estima-se que a produção global de plástico pode dobrar até 2030 e triplicar em três décadas.

“Essas multinacionais são cúmplices em prejudicar a saúde, a riqueza e o meio ambiente das pessoas. Precisamos de uma transição que exclua os combustíveis fósseis e dê rumo a uma economia circular ”, ressalta Anna Cummins, co-fundadora do instituto 5 Gyres.

Por causa da pandemia, os cuidados precisaram ser maiores durante o trabalho de colheita e análise dos resíduos.

Fonte: Conexão Planeta

coca-pepsico-nestle-maiores-poluidoras-3
coca-pepsico-nestle-maiores-poluidoras-2
coca-pepsico-nestle-maiores-poluidoras-4
coca-pepsico-nestle-maiores-poluidoras-6

Imagens retiradas do site Conexão Planeta, Inspiração para a ação.

bottom of page