top of page

Meteoros, Meteoritos e Meteoróides

Meteoro, chamado popularmente de estrela cadente, designa o fenómeno luminoso observado quando da passagem de um meteoroide pela atmosfera terrestre. A palavra "meteoro" vem do grego μετέωρος metéōros "elevado; alto", ou seja, elevado no céu.

Os meteoritos são pequenos fragmentos sólidos que se deslocam no espaço interplanetário a uma velocidade compreendida entre 10 a 40 quilómetros por segundo.

Meteoroides são fragmentos de materiais que navegam pelo espaço e que, segundo a Organização Internacional de Meteoros, possuem dimensões significativamente menores que um asteroide e significativamente maiores que um átomo ou molécula, distinguindo-os dos asteroides e da poeira interestelar.

meteorito-chelyabinsk-exposto-div.jpg

Cheliabinsk

Ver mais
allenhillsmeteorite.jpg

Allan Hills 84001
ALH 84001

ArcticWelllitKentrosaurus-max-1mb.gif
folder-icon-big-256.png

Conhecem-se mais de uma centena de meteoritos marcianos, encontrados um pouco por todo o mundo. O mais importante destes, Allan Hills 84001, foi encontrado na Antártica em 1984.

Murchison_crop.jpg

Murchison

Sylacauga.jpg

Sylacauga

Sylacauga.jpg

Willamette 

Sylacauga.jpg

Allende

Sylacauga.jpg

Meteoro de Sikhote-Alin

Sylacauga.jpg

Canyon Diablo

Sylacauga.jpg

Orgueil

Sylacauga.jpg

Fukang

Sylacauga.jpg

Gibeon

Sylacauga.jpg

Brenham

Sylacauga.jpg

Nakhla

Sylacauga.jpg

Shergotty

Sylacauga.jpg

Northwest Africa 7034

Sylacauga.jpg

Sylacauga

Sylacauga.jpg

Yamato 000593

Sylacauga.jpg

Chassigny

Sylacauga.jpg

Kaidun

Sylacauga.jpg

ALH 77005

Sylacauga.jpg

Zagami

Sylacauga.jpg

Pallasovka

Sylacauga.jpg

Cape York

Meteorito_de_Bacubirito.jpg

Bacubirito

Estima-se que Hoba, considerado o maior meteorito do mundo, tenha caído na Terra há menos de 80.000 anos, mas o primeiro registo sobre ele foi publicado em 1920.

O incrível Rio Nilo, palco de importantes histórias milenares da humanidade, também faz parte da história dos meteoritos. Algumas delas são a adaga do faraó Tutancâmon e as miçangas do colar enterrado no cemitério de Gizé, ambos feitos a partir de ferro meteorítico no período do Egito Antigo, antes de Cristo.

Agora, mais recentemente, o Vale do Nilo iria presenciar mais um acontecimento histórico, tanto para Ciência quanto para sociedade, como a queda do primeiro meteorito a partir de um asteroide previamente detectado e rastreado até sua entrada na Terra. Até então, todos os meteoritos, sem exceção, foram apenas recuperados após serem vistos entrar na atmosfera ou serem encontrados tempos depois da sua queda.

meteorito-no-deserto-de-nubia_bbc (1).jpg

Almahata Sitta

Gebel_Kamil_Meteorite.jpg

Gebel Kamil

Encontrado próximo à sua cratera de impacto, datado em mais de 5000 anos. 

bottom of page