top of page

FINTECH

fintech-financial-technology-concept-bus

O termo Fintech surge da combinação de duas palavras: Finanças e Tecnologia. Resumindo bem a ideia de que estamos a falar de uma empresa que oferece algum tipo de serviços financeiros que se diferencia pelas suas facilidades proporcionadas pela tecnologia aproveitando também o efeito da internet.

Não existe grande diferença em relação aos serviços já existentes oferecidos pelos bancos. As instituições bancárias tradicionais trabalham com tecnologias sofisticadas para poder assegurar que as transações financeiras decorrem normalmente e de uma forma segura. Desde gestão de contas, empréstimos, serviços de cartão de crédito, investimentos, entre outros. 

Quando se fala em Fintechs, geralmente são tecnologias utilizadas essencialmente para trazer conveniência através da inovação. Empresas deste ramo utilizam recursos tecnológicos amplamente disseminados para desenvolver metodologias, processos e ferramentas que facilitem o acesso a serviços financeiros. O resultado desses esforços aparece para o usuário na forma de praticidade, burocracia reduzida, custos baixos, maior controle sobre operações financeiras, etc.

As fintechs podem oferecer uma ampla variedade de serviços, tanto para usuários domésticos (pessoas físicas) quanto para empresas e instituições (pessoas jurídicas).

Uma startup tecnológica, basicamente, identifica uma oportunidade — um produto ou serviço que supre uma demanda não atendida ou que pode fazer algo melhor do que aquilo que já é oferecido pelo mercado —  e utiliza a tecnologia para criar meios de explorá-la. É o que acontece com as fintechs.

bottom of page