top of page

Marketing - A importância do Marketing num(a) negócio/empresa

 

Se tem alguma dúvida sobre Marketing, ou se está tentar perceber melhor este conceito, este artigo vai ajudá-lo!

Antes de mais, para podermos seguir em frente, temos que analisar o próprio conceito e a sua defenição:

Marketing é um termo inglês, apesar de ser utilizado em todo o mundo, estando assim intrínseca à cultura mundial.

Se traduzirmos para o portugês, "Market" significa "Mercado". Logo, "Marketing" pode ser traduzido como "Mercadologia", ou seja: um estudo das causas, objetivos e resultados que são gerados através das diferentes formas como nós lidamos com o mercado. 

Marketing é uma série de estratégias, técnicas e práticas que tem o principal objetivo de agregar valor às determinadas marcas ou produtos a fim de atribuir uma maior importância das mesmas para um determinado público-alvo, os consumidores. Marketing não tem apenas o objetivo de vender algo aos consumidores, como muita gente acredita. Este conceito aprofunda-se em tudo o que envolve este processo, assim como a produção, logística, comercialização e pós venda do produto/serviço.

Seria necessário utilizarmos uma máquina do tempo para saber ao certo quando é que este termo nasceu, ou quando é que foi inventado. Mas é possivél fazer uma cronologia temporal acerca deste conceito:

  • O início de tudo: como dissemos anteriormente, estipular uma data específica para o início do Marketing é praticamente impossível. Mas listaremos como as primeiras interações entre pessoas com o interesse de venda e compra.

  • 1450: A invenção de Johannes Gutenberg, a primeira máquina de impressão com o tipo mecânico móvel deu início à Revolução da Imprensa e também contribuiu bastante para o desenvolvimento do Marketing.

  • 1730: As primeiras revistas começaram a ser impressas e anúncios puderam ser veiculados nas suas páginas assim como nos jornais.

  • 1839: A popularização dos pósteres nas ruas auxiliou a viralização de algumas publicidades.

  • 1867: Outdoors começaram a ser utilizados e a era dos enormes anúncios iniciou.

  • 1920 a 1949: A era de ouro do rádio trouxe benefícios para diversos tipos de publicidade. Durante esse período a televisão e telefones também começaram a ser utilizados na veiculação de anúncios.

  • 1950 a 1972: Televisores ultrapassam a relevância de rádios, revistas e jornais tornam-se a principal forma de anúncio da época. Telemarketing surge como uma prática comum de anúncios.

  • 1973 a 1994: A era digital começa a surgir e mostrar seu verdadeiro potencial. Novas maneiras e fazer marketing, publicidade e vender produtos tornaram-se o alvo dos interessados pelo Marketing da época.

  • 1981 a 1984: Os primeiros microcomputadores são produzidos e começam a ser comercializados para os lares americanos.

  • 1990 a 1994: Popularização dos telefones que tinham sido inventados em 1973. Modelos menores e com mais funcionalidades agradam o público e crescem espantosamente.

  • 1990 a 1998: A televisão ultrapassa os jornais e os canais de TV paga passam a arrecadar cada vez mais com a publicidade em seus comerciais.

  • 1995 a 2002: Boom da tecnologia, internet, mobile e e-mail.

  • 1995 a 1997: Search Marketing inicia-se logo com os primeiros motores de busca como Ask.com. Serviços que auxiliam os usuários a encontrar as informações e produtos que eles desejavam. Em apenas 2 anos houve um crescimento de 54 milhões de usuários de motores de busca no mundo. Durante esse período o termo SEO (Search Engine Optimization) começou a ser utilizado.

  • 1998: Evolução dos motores de busca chega à um novo patamar com o surgimento de Google e MSN. Além disso, a era dos blogs começa e, num ano, mais de 50 milhões de blogs são criados.

  • 2000: Surgimento do Inbound Marketing e uma nova era de partilha de informações, design e aproximação do cliente inicia e ele torna-se o centro das atenções. Agora o objetivo não é anunciar como um louco, as empresas criam valor em suas marcas e mostram isso mesmo aos seus consumidores através da educação.

Mas como tudo na vida, nada dura para sempre. Nem os frutos nem as sementes. E ao mercado pode aplicar-se este ciclo.

São notáveis, de tempos em tempos, as mudanças que acontecem no mercado e nos hábitos de consumo da população. Percebemos que a evolução acontece, inevitavelmente, e que ela simboliza o fim de determinado ciclo de vida do mercado. 

 

As empresas precisam de ficar atentas aos grandes acontecimentos que influenciam a curva do mercado – questões como política, hábitos de consumo e mentalidade da população de uma determinada geração são determinantes para traçarmos boas estratégias de atuação no mercado.

O ciclo de vida compreende quatro etapas bem definidas: lançamento, crescimento, maturidade e declínio. Podem é ser curtos ou mais compridos.

Filmes sobre Marketing

Existem vários filmes acerca deste assunto, mas vamos listar aqui os 3 melhores:

Obrigado por Fumar (Thank you for Smoking) – 2005

A Rede Social (The Social Network) – 2010

O lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street) - 2013

A importância do Marketing num(a) negócio/empresa

O Marketing é um auxílio fundamental no processo de evolução de uma empresa ou negócio. E hoje em dia, o Marketing e a publicidade estão espalhados por todo o lado. Onde quer que nós vamos, iremos encontrar um anúncio sobre um novo produto de uma marca de bebidas, um poster sobre um concerto que vai decorrer num certo local ou uma carrinha de mudanças com o logotipo da empresa na porta. A própria roupa que vestimos é publicidade, por exeplo: quando vestimos uma t-shirt de uma marca mais conhecida (Nike ou Adidas), geralmente estamos a fazer publicidade de borla, transportando o logotipo da marca para todos os lugares onde formos. Ao nos deslocarmos, mais pessoas vão ver o logotipo da marca fazendo assim com que ela se destaque e fique mais conhecida. Mais destaque = Mais rendimento. E assim se resume a importância do Marketing para uma empresa ou negócio.

Para mais informações, dúvidas ou sugestões, envie-nos um e-mail. Pode fazê-lo facilmente no final da página "Home" do nosso site, através da caixa de e-mail.

bottom of page