top of page

Porque é que Cristiano Ronaldo é um bom líder?

Depois de tudo o que tem sido dito e escrito sobre Cristiano Ronaldo e depois de Portugal se sagrar Campeão Europeu de Futebol há que esclarecer o seguinte, Cristiano é o exemplo do que é um Líder, querem saber porquê?

1 – O líder é um motivador

Ao contrário do que muitos pensam, ele não é, antes de mais, uma diva, como afirmou Andrea Vetsch uma jornalista Suíça. Não! Acima de tudo ele é o grande motivador de uma equipa que soube aproveitar o melhor que cada um tinha para oferecer e coordenar as melhores competências individuais para juntos chegarem a um objetivo. E para aqueles que se perguntam até que ponto a motivação é importante, perguntem ao Éder! Perguntem ao Moutinho, ao Pepe, ao Rui Patrício e a todos os elementos desta equipa. E se Fernando Santos foi o mapa desta expedição, a bússola que os guiou, Ronaldo foi o motor, a alma e o coração.
 

2 – Fala em nome do coletivo

Ronaldo foi sempre a expressão de um coletivo, corressem as coisas bem ou menos bem, sabendo sempre assumir o comando de uma verdadeira equipa, para o bem e para o mal. Importa ainda referir ainda que mesmo aqueles sobre quem não se falou tanto foram fundamentais para chegarmos onde chegámos ontem. Também numa equipa, nem sempre temos a clara noção de todas as peças envolvidas para a engrenagem funcionar, mas sem elas a máquina não funciona. Deste Europeu perdurará também na memória a famosa frase que motivou Moutinho para o penalti que também nos levaria à final. A famosa frase que fez o clique também para muitos adeptos descrentes desta Equipa. A frase que nos fez acordar para o tudo ou nada, e que traduzida para outras palavras não significaria nada mais, nada menos do que tenta, luta e olha se não conseguires…
 

3 – Acreditar

Um líder acredita nas competências dos seus “jogadores”. Sabendo sempre com o que pode contar, o líder acredita na sua equipa, por vezes até muito ainda antes de cada um dos indivíduos que a compõem. Tendo plena confiança na equipa, sabe que sempre que precisar deste grupo de pessoas vai certamente contar com o seu apoio enquanto equipa coesa e integrada que é. Não foi isto o que se passou depois do minuto 25? Sendo um verdadeiro maestro, o líder sabe como juntar as habilidades de cada um de modo a criar uma bela e harmoniosa melodia. E se o melhor indicador de sucesso no trabalho é a forma como os membros da equipa se sentem em relação ao grupo, basta olhar para Portugal para comprovar isso mesmo.

Fonte: Universia

bottom of page